quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Luis Fernando Verissimo. "Não é meu"

        Ontem divulgamos aqui o artigo critica ao Big Brodher Brasil 11, atribuida sua  autoria ao escritor Luis Fernando Verissimo, na blogosfera o dito texto é hiper divulgado como sendo do referido escritor.
        Más ontem o blogueiro Noblat, do Globo.com, divulgou em sua cronica, a negativa de autoria do famigerado texto, atribuida a Luis Fernando, reproduzindo texto enviado pelo proprio escritor. Segue abaixo o texto com a parte mais importante. Se quiser conferir na integra, vá ao blog de origem.

        "Tenha paciência, este parágrafo começa com Leon Trotsky mas acaba nas peladas da “Playboy”.
        Quando Trotsky caiu em desgraça na União Soviética, sua imagem foi literalmente apagada de fotografias dos líderes da revolução, dando início a uma transformação também revolucionária do conceito de fotografia: além de tirar o retrato de alguém, tornou-se possível tirar alguém do retrato.
          A técnica usada para eliminar o Trotsky das fotos foi quase tão grosseira — comparada com o que se faz hoje — quanto a técnica usada para eliminar o Trotsky em pessoa (um picaretaço, a mando do Stalin).
Hoje não só se apagam como se acrescentam pessoas ou se alteram suas feições, sua idade e sua quantidade de cabelo e de roupa, em qualquer imagem gravada.
         A frase “prova fotográfica” foi desmoralizada para sempre, agora que você pode provar qualquer coisa fotograficamente.
(...)
         Se a prova fotográfica não vale mais nada nestes novos tempos inconfiáveis, a assinatura muito menos.
Textos assinados pela Martha Medeiros, pelo Jabor, por mim e por outros, e até pelo Jorge Luís Borges, que nenhum de nós escreveu — a não ser que o Borges esteja mandando matérias da sua biblioteca sideral sem que a gente saiba —, rolam na internet, e não se pode fazer nada a respeito a não ser negar a autoria — ou aceitar os elogios, se for o caso.
        Agora mesmo está circulando um texto atacando o “Big Brother Brasil”, com a minha assinatura, que não é meu. Isso tem se repetido tanto que já começo a me olhar no espelho todas as manhãs com alguma desconfiança. Esse cara sou eu mesmo? E se eu estiver fazendo a barba e escovando os dentes de um impostor, de um eu apócrifo? E — meu Deus — se esta crônica não for minha e sim dele?!

Luis Fernando Verissimo
Cronica Blog do NOBLAT - Globo.com
Enviado por luis fernando verisisimo em 30/01. Divulgado hoje 01/02

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...