domingo, 29 de agosto de 2010

Um Oásis no deserto

        A Bíblia fala de muitas formas, e maneiras, com diversos tipos de linguagem. Há muitos mistérios que somente uma boa aplicação de exegese, e hermenêutica para elucidar o que muitas vezes encontra-se encoberto. Símbolos, sombras, parábolas, tipos, alegorias. Linguagem literal, e figurativa, natural (humano), sobrenatural (Divino), etc.

        Um momento marcante para a história do povo de Deus (Hebreus) ocorreu, por volta de 1688 a.C. que foi o Êxodo, do Grego Exodus = Saida, Partida. Do Hebraico ve- elleh Shemoth= Estes são os nomes.

        Segundo o Teólogo Donald Stamps “O Êxodo foi escrito, para que tivéssemos um registro permanente dos atos históricos e redentores de Deus, pelos quais Israel foi liberto do Egito e organizado como sua nação escolhida. Pelos mesmos atos divinos, Israel também recebeu a revelação escrita, do concerto entre Deus, e aquela nação. Também foi escrito como um elo extremamente importante da auto revelação geral e progressiva de Deus, que culminou na pessoa de Jesus Cristo e no NT.” F. J. Dake diz que êxodo, é o livro da Redenção (Ex.6.6; 15.13). Portanto, a obra de redenção realizada por Cristo é chamada de seu êxodo (morrer, sair do mundo; Lc 9.31).

          Êxodo é o livro do AT que mais destaca a Graça Maravilhosa de Deus e o seu Poder em ação. A prefiguração da redenção que temos no novo pacto é evidente em todo livro de Êxodo. A primeira Páscoa, a travessia do mar vermelho, e a outorga da lei no monte Sinai são, para o velho concerto, aquilo que a vida, morte e ressurreição de Jesus, e a outorga do Espírito Santo no Pentecoste, são para o novo concerto. Os tipos de Êxodo que prenunciam Cristo, e a redenção do NT são: 1-Moisés 2- a Páscoa, 3- a travessia do mar vermelho, 4-o maná, 5- a rocha e a água, 6- o Tabernáculo, e 7-o Sumo Sacerdote.

       “O Simbolismo encontrado em Êxodo torna-se realidade na nova aliança (Jr 31.31-34; Cl 2.17; Hb10. 1). O sangue aspergido do sacrifício de animais é agora substituído pelo sangue de Cristo (Ex 24.8;Mt 26.27-28; Hb 12.24;1 Pe1.2). A substituição simbólica do Cordeiro da Páscoa, é cumprida em Cristo, o Cordeiro de Deus, o novo sacrifício Pascal (Jo 1.29; 1 Co 5.7). O Seu “Êxodo” em Jerusalém (Lc 9.31) realiza a salvação do verdadeiro povo de Deus. O Povo de Deus da nova aliança é unido a Jesus Cristo (nosso Oásis em meio a este deserto-mundo), em quem os gentios tornam-se o povo de Deus, membros da comunidade de Israel e concidadãos dos santos do AT (Ex.19.5-6;Ef 2.11-19) O significado pleno da descrição de Israel no Êxodo pode agora, pois, ser aplicado às igrejas dos gentios (1Pe 2.9-10)”.

       E não é por acaso, que Jesus foi tentado no deserto Lc 4.1-13, e mostrou seu Poder amarrando o valente e saqueando suas posses. A narrativa de Lucas faz paralelo, entre as provações de Israel no deserto e as de Jesus, Israel peregrinou por 40 anos no deserto (Nm 13.3 4), Jesus foi tentado por 40 dias. Jesus cita Dt. 8.3 “(...) Nem só de pão viverá o homem (...). Más de tudo que sai da boca do Senhor”. Deus humilhou Israel, por um tempo, e depois os alimentou com maná.

       “Jesus suportou tentações em toda a Sua vida, Jo. 4.13, mas as três tentações, aqui são especiais. Os ataques do diabo são contra o Messias, o cabeça da nova humanidade (Cl.2.15). Ele foi tentado e venceu por nos. Em contraste com Adão, o cabeça da velha humanidade, que caiu,ainda que vivendo em condições ideais, o Segundo Adão venceu o diabo em total fraqueza a carne ( 40 dias de jejum). Adão recebeu toda autoridade e glória do mundo (Gn.1.28-30), enquanto Jesus as recebeu através do sofrimento e da morte (Rm. 1.4; Fp.2.9-11). Adão rebelou-se contra uma restrição, o Filho de Deus aceitou, de livre vontade, todas elas (Gl 4.4; Fp 2.6-8)”.(Dr. R.P Shedd. Bíblia Shedd).

       Um Oásis está diante de nós, em meio a este deserto terrível que assola a humanidade, Jesus o Manancial de Águas Límpidas, Sombra, e Abrigo, nele podemos descansar.

“Vinde a mim, todos os que estais cansados, e sobrecarregados, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o um jugo, e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e acharei descanso para vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve”. (Jesus Cristo. Mt. 11.28-30).

Pr.Luiz Karlos
Bibliografia

• Dake, Finis Jennings. Biblia de Estudo Dake. 1ªEd. Brasileira, Versão ARC 1995, CPAD/ATOS Rio de Janeiro – RJ 2009.

• Biblia de Estudo de Genebra. 1ª Ed. Versão Brasileira, rev. e atual. Cultura Cristã/Sociedade Biblia do Brasil, São Paulo, 1999.

• Biblia Shedd. 2ª Edição rev. e atual. Vida Nova/Sociedade Biblia do Brasil. Brasília 1998

• Bíblia de Estudo Pentecostal. 4ª impressão, ver. e corrigida, CPAD. Rio de Janeiro, 1997.

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